Translate

terça-feira, 25 de maio de 2010

Campanha de Diagnóstico Gratuito da Hepatite C

A Hepatite C é uma doença hepática silenciosa que atinge cerca de 3,5 milhões de brasileiros. Entretanto, boa parte da população não sabe que é portadora do vírus HVC.

Com o objetivo de inserir a prática do diagnóstico precoce da Hepatite C nas comunidades, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e o Hospital Santa Marina, realizam durante esta semana a campanha de detecção gratuita do vírus da doença. A Campanha é destinada a todos os cidadãos e o diagnóstico é feito através de um teste rápido sanguíneo.

Dia 24 a 28 de Maio - das 8H00 às 14H00
Santa Casa de Santo Amaro- São Paulo
Rua Isabel Schimidt, 59- Santo Amaro
Tel: (11) 5687-4322

Dia 24 a 29 de Maio - das 8H00 às 14H00
Hospital Santa Marina - São Paulo
Av. Santa Catarina,2785 - Jabaquara
Tel: (11) 5013-1100

Fato relevante é que a Hepatite C é uma doença crônica e seus sinais e sintomas podem demorar até 20 anos para surgirem, podendo evoluir silenciosamente para um quadro de cirrose hepática e até  mesmo câncer hepático. Desta forma, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença são as melhores formas de controle da Hepatite C.

A doença até o momento não possui cura. Os medicamentos antivirais não são capazes de curar a doença, mas sim de controlá-la. Por isso, só um médico pode determinar o melhor tratamento para cada caso.
Não há vacina que previna contra a hepatite C. O que se pode fazer é minimizar o risco de contrai-la. Para isso:

  • Nunca compartilhe agulhas ou seringas;
  • Se você trabalha em um hospital, laboratório ou centro de saúde, siga as regras de biossegurança, usando luvas e roupas apropriadas;
  • Se for fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, certifique-se de que o local utiliza instrumentos apropriadamente esterilizados. O mesmo cuidado deve ser tomado no caso de acupuntura;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal que possam entrar em contato com o seu sangue como escovas de dente, barbeadores, navalhas, cortadores de unha e alicates.
Previna - C!

Um comentário:

  1. Ótima informação dra, vou divulgar também.O seu site é muito bom.Parabéns! Cynthia

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!