Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2010

HOSPITAL PROMOVE DIAGNÓSTICO GRATUITO E ORIENTAÇÃO DE TRATAMENTO PARA PORTADORES DE LOMBALGIA

Apoiando ações positivas na área da saúde, abro espaço no blog à divulgação de iniciativas educacionais, diagnósticas e preventivas das demais especialidades médicas.



Dia 14 de agosto (sábado), o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho promoverá atendimento gratuito aos portadores de lombalgia, através da campanha Viva Sem Dor 2010. A ação tem como objetivo orientar os pacientes quanto ao diagnóstico e tratamento desta doença, que é um dos problemas mais recorrentes da medicina, chegando a acometer 90% da população em alguma fase da vida. As consultas serão realizadas das 8 hs às 12hs e das 14 hs às 17 horas, sendo necessário agendamento prévio por telefone.

Especialistas em neurocirurgia, ortopedia, reumatologia, fisioterapia e psicologia, dentre outros, após breve explanação sobre a doença, atenderão os participantes, verificarão seus exames – caso possuam –, para proceder diagnóstico e orientação de tratamento, seja no próprio Hospital ou serviço público, que será indicado pelos profissionais durante a ação.

Sucintamente, podemos definir lombalgia como a dor no seguimento lombar da coluna. Corresponde a 3ª causa mais comum de afastamento do trabalho, a 5ª de internação hospitalar e a 3ª de procedimentos cirúrgicos.
Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem.
O sintoma mais comum da lombalgia é a dor lombar, que corresponde à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura. Apresenta-se geralmente de começo discreto, com intensidade aumentando progressivamente e agravando com a mobilidade da região. Acompanha, comumente, algum grau de contratura muscular.
A crise dolorosa geralmente apresenta-se em um ciclo de dor que dura alguns dias, podendo em alguns casos tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.
Inúmeras circunstâncias (fatores de risco) contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes lombares, tais como: fatores genéticos e antropológicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

O exame clínico é suficiente para o diagnóstico.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a exata região da coluna afetada.


Centro de Dor - Hospital 9 de Julho
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 613, 8º andar, ala D - Cerqueira Cézar - São Paulo - SP - 01409-902 - Telefone: (11) 3147-9890 - Ramal interno: 9890 - E-mail: contato@centrodedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!