Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A falta do "CAFÉ DA MANHÃ" e seus riscos à saúde




Quem nunca saiu apressado de casa negligenciando o "café da manhã"?
A correria e as atribulações diárias fazem com que um número cada vez maior de pessoas prefiram dormir um pouco mais à fazer uma refeição equilibrada e tranquila. Mas qual seria o preço desta negligência que vem tornando-se um vício em muitas famílias?
Saiba você que são muitos os impactos negativos na saúde de pessoas que costumam "pular" o café da manhã:
  • Sobrepeso
  • Dificuldade de emagrecimento
  • Dislipidemias (níveis elevados de colesterol e triglicérides no sangue)
  • Alterações glicêmicas
  • Gastrite e úlceras
  • Dificuldade de concentração e memória
  • Astenia
Assim que acordamos, necessitamos de "combustível" para retomar as atividades e iniciar um dia com plena capacidade e disposição.
Enquanto dormimos o corpo continua funcionando e, com isso, as reservas energéticas ficam diminuídas.
Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente no fígado.
Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam repostas as perdas noturnas e para que o metabolismo se reestabeleça. Isso significa que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário.
Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Tomar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.  
É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã, é uma das três principais e importantes refeições do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso organismo necessita para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece o trabalho e os estudos.
O café da manhã ideal e equilibrado para qualquer faixa etária deve ter sua composição nutricional em torno de 15% a 30% do valor energético total consumido diariamente, e ser composto com uma porção de cada grupo alimentar – carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais. A refeição deve ser feita em até duas horas após acordar.

Aqui vão algumas dicas para um desjejum saudável:
  • Troque os carboidratos refinados, de farinha branca, pelos integrais – pães, biscoitos, cereais, granola, torradas, massas –, que oferecem mais fibras e antioxidantes para a dieta. Além de auxiliar no bom funcionamento intestinal, retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade.
  • Leite e derivados fornecem proteínas (responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos) e cálcio, que atua na contração muscular e na regulação de hormônios e anticorpos. Dê preferência ao leite desnatado e aos queijos claros, como ricota, cottage e do tipo minas.
  • Evite o consumo frequente de embutidos. Caso queira incluí-los no café, opte por peito de peru ou blanquet.
  • Margarina x manteiga: a manteiga é um alimento de origem animal e possui alto teor de gordura saturada, que é prejudicial à saúde. Já a margarina, possui um teor reduzido deste tipo de gordura e pode ser consumida com moderação.
  • Frutas e sucos de frutas naturais fornecem vitaminas e minerais, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, além de controlar a absorção de nutrientes.
  • Para aqueles que não conseguem tomar café da manhã em casa, leve ao trabalho lanches reforçados e equilibrados: duas fatias de pão integral com folhas de alface, tomate ou cenoura ralada e queijo branco, frutas inteiras, iogurtes desnatados e barras de cereais.
Você faz um "café da manhã" adequado?
Esta pergunta é respondida negativamente por cerca de 45% da população.

Mude sua história: viva mais, com saúde e qualidade de vida! 


3 comentários:

  1. Perfeitamente. Explica de forma clara os riscos da falta do "Café da manhã", na necessidade de se fazer a primeira alimentação dentro de 2hrs após acordar. Algumas dicas de alimentos para se consumir. E que mesmo não havendo tempo, buscar comer uma fruta ou barrinha de cereal, e depois fazer um café mais reforçado para ajudar a manter o corpo em perfeito funcionamento e evitar doenças tão graves!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu tinha o hábito de não tomar café da manhã, quando fui fazer um exame de rotina minha taxa de triglicérides estava muito elevada, mas nãoo foi por que eu comia muita massa, chocolate e refrigerante, e sim pela ausência do Café da Manhã... Agora só saio de casa se comer alguma coisa, seja uma fruta, barrinha de cereal ou um suco, enfim, com saúde não se brinca.

      #Ficaadica!

      Excluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!